Links de Acesso

Namibe: Pescadores artesanais têm agora combustível subvencionado


Governador promete continuação de apoio à pesca.

Pescadores artesanais no Namibe já se beneficiam do combustível subvencionado pelo Estado na ordem de cinco kwanzas por cada litro de gasolina ou gasóleo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:43 0:00
Faça o Download

Com efeito a primeira terminal de combustível subvencionado foi inaugurada no sábado na comuna piscatória da Lucira, onde, contrariamente ao preço de 160 kwanzas o litro de gasolina praticado nas bombas de combustíveis, os pescadores vão comprar ao preço de 150 kwanzas.

O mesmo vai acontecer com o gasóleo que deverá custar 130 kwanzas contra 135 praticado oficialmente.

Para os pescadores artesanais, o mais gratificante foi a colocação de um terminal de combustíveis mais próximo dos pescadores, sem mais constrangimentos e despesas adicionais.

A VOA soube que dois outros terminais com capacidade de 50 mil litros cada serão igualmente instalados nos próximos dias nas sedes dos municípios do Namibe e do Tombwa.

Na Comuna da Lucira o terminal ora inaugurado estará sob gestão de uma empresa membro da Associação de Pescas denominada “Lucimar”.

O presidente da Pesca Industrial, Mário Franca de Faria garantiu que o abastecimento é para já, mas vai-se desencadear um processo de sensibilização para que todos os associados se legalizem.

Rui Falcão
Rui Falcão

O governador do Namibe, Rui Falcão garantiu a continuação do processo de reestruturação do sector das pescas na província, "para melhor corresponder à dinâmica que se impõe na diversificação da economia e contribuir para a segurança alimentar com o produto do mar".

XS
SM
MD
LG