Links de Acesso

Namibe: Aumentam abandonos de idosos


Alguns idosos falaram à Voz da América acerca dos problemas derivados do abandono pelas suas famílias.

Na província angolana do Namibe regista-se o aumento de casos de abandono de pessoas idosas pelas suas famílias.

please wait

No media source currently available

0:00 0:04:07 0:00
Faça o Download

A sociedade civil local manifesta-se preocupada diante do cenário e não poupa esforços em ajudar o lar da terceira idade a única instituição do estado na província que tem recolhido esta franja da população votada ao abandono em idade de velhice.

Cinquenta e sete idosos em situação de saúde preocupante, dos quais 30 mulheres, encontram-se internados naquele lar da terceira idade, onde recebem o mínimo para sobrevivência da velhice.

No entanto, a não dotação orçamental desta instituição, sobrevivendo da voluntariedade de doações de pessoas singulares e colectivas, chamou a atenção das instituições de direito, sobretudo dos deputados do circulo provincial do Namibe, para acções tendentes a inverter o actual quadro.

A degradação dos valores morais no seio das famílias potencia ainda mais o abandono dos velhos, segundo lamentou Fernando Rodrigues, técnico social e director do lar da terceira idade do Namibe.

A alimentação e detergentes são os bens mais necessitados naquela instituição, para acudir crise e o sofrimento daquela franja da população idosa, em situação de internamento. Alguns idosos falaram do sofrimento porque passaram, um dos motivos do recurso ao lar da terceira idade, mesmo tendo filhos, sobrinhos e outros membros da família.

Ouça a reportagem do Armando Chicoca.
XS
SM
MD
LG