Links de Acesso

Nações Unidas: Jorge Sampaio recebe prémio Nelson Mandela

  • Redacção VOA

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio

O antigo chefe de estado Português, Jorge Sampaio, recebeu hoje, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, o prémio Nelson Mandela.

O prémio foi criado no ano passado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para homenagear promotores de causas humanitárias.

Na aceitação do prémio, Sampaio disse que "o mundo tem a obrigação colectiva de proteger os indefesos, defender os direitos humanos e os que sofrem em zonas de guerra, em risco ou os que estão em situações vulneráveis".

Recordou que "actualmente o mundo enfrenta tempos difíceis. As maiores conquistas da humanidade parecem estar em risco".

E citou Mandela para apelar que o caminho deveria ser outro: “A maior glória em viver não está em nunca cair, mas sim em levantar cada vez que caímos."

Além de estadista, Sampaio destacou-se em acções globais de combate à tuberculose.

Nesta primeira edição, o prémio Mandela foi também atribuído à médica Helena Ddume, da Namibia, que dirige o serviço de oftalmologista do Hospital Central de Windhoek, na capital daquele país da África Austral.

Ndume criou, nas últimas décadas, centros de tratamento oftalmológico na Namíbia e ajudou a 30 mil pessoas a recuperar a visão.

XS
SM
MD
LG