Links de Acesso

Nacionalistas de Cabinda divergem sobre local do enterro de Nzita Tiago


Nzita Tiago
Nzita Tiago

Fórum Cabindês para o Diálogo pediu ao Presidente de Angola para que líder histórico da FLEC/FAC seja enterrado em Cabinda.

Grupos de nacionalistas em Cabinda manifestam posições desencontradas sobre onde o líder histórico da FLEC/FAC Nzita Henriques Tiago deverá ser enterrado.

Enquanto o secretário-geral da Frente Consensual de Cabinda Belchor Tati defende que Nzita Tiago deve ser sepultado em França, por alegada falta de condições na província, o membro da direcção do Fórum Cabindês para o Diálogo, Zenga Mambo, insiste que o antigo líder da guerrilha deve ser enterrado em Angola.

Em declarações à VOA, Mambo disse que a maior homenagem a Nzita Tiago é permitir que oenterro seja feito na sua terra natal, em Cabinda, onde, segundo afirmou, não há nada a temer.

Zenga Mambo revelou que a sua organização já fez um pedido ao Presidente da República neste sentido e espera que o Chefe de Estado tenha suficiente sensibilidade para satisfazer o desejo da família e dos cabindas .

“O clima político e social prevalecente em Cabinda inspira confiança”, declarou.

O líder da FLEC/FAC faleceu na sexta-feira, 3, em França, país onde viveu exilado durante os últimos 30 anos.

Entretanto, o secretário-geral da Frente Consensual de Cabinda,Belchor Tati, revelou à VOA estar a preparar uma delegação que vai a Paris participar nas exéquiasde Nzita Tiago e exortou os actores políticos e militares da resistência a manterem-se firmes e não aproveitarem-se da morte de Nzita Tiago para criarem distúrbios

XS
SM
MD
LG