Links de Acesso

Mugabe reitera parceira com a África do Sul

  • Simião Pongoane

Robert Mugabe (esq) e Jacob Zuma

Robert Mugabe (esq) e Jacob Zuma

Impulsionar a cooperação e desenvolvimento económico da região da SADC

A África do Sul e Zimbabué assinaram quatro acordos relativos ao estabelecimento de paragem única na fronteira de Beitbridge, entre os dois países, cooperação económica e comercial, gestão de recursos hídricos e consultas diplomáticas regulares.

A assinatura dos acordos marcou o ponto mais alto da segunda visita de Estado do Presidente Robert Mugabe à Africa do Sul desde 1994. Zimbabué e parceiro económico numero um da África do Sul no continente africano.

Mugabe e e Zuma acreditam que a visita vai impulsionar a cooperação e desenvolvimento económico da região da SADC e do continente africano.

O ministro sul-africano da Indústria e comércio Roby Davis disse a VOA que o seu país defende a industrialização africana que beneficie a todos os africanos.

Mas para o correspondente da agencia noticiosa espanhola EFE a visita de Mugabe à África do Sul é uma forma de lavar a imagem do idoso presidente de 91 anos de idade manchada pelo isolamento pelos países ocidentais.

Robert Mugabe falou longamente dos seus rivais ocidentais, reiterando que jamais vão colonizar o Zimbabué, e criticou o domínio das Nações Unidas por cinco países.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG