Links de Acesso

Mugabe pode vir a ser candidato presidencial aos 94 anos


 Robert Mugabe
Robert Mugabe

Primeira dama prepara caminho para ser vice-presidente em 2018.

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, vai recandidatar-se à Presidência do país nas eleições de 2018.

Apesar os seus 91 anos, Mugabe obteve o apoio do congresso da União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (ZANU-PF) na reunião realizada este fim-de-semana.

No congresso anual do partido, que decorreu em Victoria Falls, a secção feminina conseguiu que fosse aprovada uma quota que estipula que um dos vices de Mugabe seja uma mulher, podendo obviamente o cargo vir a ser ocupado pela esposa de Mugabe, Grace, colocando-a numa posição privilegiada para uma posterior sucessão.

“O foco está na manutenção do poder e no acesso ao poder de um modo que mantenham os seus ganhos e privilégios”, disse Godfrey Kanyenze, responsável do Instituto de Investigação Económica e do Trabalho do Zimbabwe, citado pela Agência France Presse.

Aquele analista explica que os dirigentes “sabem que se perderem o poder, as suas quintas e negócios ficarão comprometidos e é por isso que nós vimos a primeira-dama a juntar-se à disputa”.

Refira-se que a anterior vice-Presidente Joice Mujuru, afastada pela esposa de Mugabe, poderá vir a formar um novo partido para se candidatar à presidência.

Analistas acreditam, no entanto, que a verdadeira disputa possa ocorrer dentro do Zanu-PF, envolvendo uma disputa entre o vice-Presidente Emmerson Mnangagwa e Grace Mugabe.

XS
SM
MD
LG