Links de Acesso

Moçambique: Quelimane vai recorrer a bicicleta para a recolha de lixo


Aspecto de uma das ruas de Moçambique (Foto - Arquivo)
Aspecto de uma das ruas de Moçambique (Foto - Arquivo)

Medida tem a ver com a falta de recursos e aos condicionalismos das vias de acesso na cidade

Segundo Manuel de Araujo, presidente do município de Quelimane, trata- se de um a iniciativa inedita que vai minimizar o cronico problema de resíduos sólidos naquela cidade do centro dopais.

"Em muitos pontos do nosso município há cidadãos que pagam taxa de lixo, através da Eletricidade de Moçambique mas que, entretanto, não beneficiam destes serviços”. Disse a fonte, acrescentando que “mesmo que tivessemos muitos camiões para recolha de lixo não seria possível abrangermos todos os bairro, devido as dificuladades de vias de acesso”.

Para a materialização desta ideia, de acordo ainda com Manuel de Araujo, o Conselho Municipal vai adquirir um numero consideravel de bicicletas que depois serão distribuídas para um grupo de trabalhadores a serem contratados para este tipo de actividade.

Para o efeito, será criada a um curto trecho na cidade de Quelimane uma empresa especializada na recolha de resíduos sólidos, com recurso aos velocipedes sem motor, tal como avançou Araujo, na quarta Reunião do Programa de Desenvolvimento Autárquico, realizada no ultimo fim de semana em Nampula, norte do pais.

Com um universo de 223 mil habitantes, distribuídos numa área de 116 quilometros quadrados, a cidade de Quelimane produz 40 toneladas de lixo, em media por dia, mas o seu presidente afirma que a situação melhorou substancialmente nos ultimos dias, “com a utilização racional dos poucos recursos existentes no Municipio”.

A fonte disse que a instituição que dirige herdou uma instituição com maior parte do seu equipamento obsolecto, agravando, deste modo, o problema de deficiente saneamento do meio na cidade. A outra questão, segundo o edil, pretende-se com alegada sabotagem interna, supostamente promovida por certos funcionários desonestos do Conselho municipal.
XS
SM
MD
LG