Links de Acesso

Líder dos Desmobilizados Preso em Maputo


Líder dos Desmobilizados Preso em Maputo

Líder dos Desmobilizados Preso em Maputo

O presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, Hermínio dos Santos, foi ontem detido por forças conjuntas da Polícia da República de Moçambique e da Força de Intervenção Rápida.

Segundo declarações à VOA, feitas pelo seu filho mais velho Angacheiro Hermínio dos Santos a detenção a prisão do seu pai teve lugar sua residência, no bairro de Infulene, tendo sido transportado inicialmente 5.ª Esquadra, no bairro da Machava, província de Maputo.

De acordo com o mandado de captura em posse do seu advogado, Caetano Camate, Hermínio dos Santos é acusado de desobediência às autoridades, porém, essa é uma acusação que, segundo o advogado, não tem fundamento jurídico, uma vez que essa só teria sentido se dos Santos tivesse sido notificado para comparecer às autoridades judiciais e, portanto, desobedecer às ordens. Durante três dias, a casa do presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique esteve cercada por um contingente da Força de Intervenção Rápida que, alegadamente, pretendia desencorajar a preparação de uma manifestação de âmbito nacional como forma de exigir a fixação de pensões para esta associação.

De acordo com Hermínio dos Santos, a sua associação comporta um efectivo de 13 mil membros e esteve reunida na passada sexta-feira na sua casa para, entre outros aspectos, convocar e calendarizar uma manifestação pacífica com participação de todos os membros em reivindicação do processo tardio da fixação das suas pensões.

Angacheiro Hermínio dos Santos viu o seu pai na esquadra da Matola. Foi há momentos que falamos com ele.

XS
SM
MD
LG