Links de Acesso

África do Sul: Taxista moçambicano arrastado até à morte por carro da polícia

  • Simião Pongoane

Mico Macie foi agredido, algemado ao carro da polícia e arrastado até à morte

Mico Macie foi agredido, algemado ao carro da polícia e arrastado até à morte

Mico Macie foi violentamente agredido e arrastado no asfalto pelo carro da polícia por alegadamente ter estacionado mal a sua viatura.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, repudiou veementemente a morte de um cidadão moçambicano às mãos da polícia sul-africana.

O jovem Mico Macie foi violentamente agredido, amarrado e arrastado no asfalto pelo carro da Polícia por alegadamente ter estacionado a sua viatura num lugar errado em Deviton, perto da cidade de Joanesburgo.

Para o chefe da diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, “este assassinato do nosso compatriota é chocante, revoltante e absolutamente inaceitável.”

O ministro disse que espera que as autoridades sul-africanas tomem medidas exemplares contra os agentes da polícia para desencorajar este tipo de comportamento no seio dos agentes do estado da África do Sul.

Oldemiro Baloi considera que por maior que fosse a infracção, não justificava o assassinato.

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que “a preocupação de Moçambique no tratamento dos seus cidadãos na África do Sul tem a ver com a extrema violência com que os moçambicanos são tratados quando cometem crimes”.

Oldemiro Baloi acrescentou que tem tido informação de que os caçadores furtivos moçambicanos são, normalmente, mortos no Parque Nacional de Kruger, na África do Sul, e questiona: “será que não podem ser desarmados ou presos para serem julgados”.

O ministro moçambicano explicou que as autoridades do seu país condenam a caça furtiva seja na África do Sul, em Moçambique ou em qualquer outro sítio, mas considera que tem havido muito derramamento de sangue dos moçambicanos.

A odisseia do taxista morto pela Polícia foi filmada e as imagens estão a passar na Internet.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG