Links de Acesso

Maputo: Troika da SADC analisa DRC, Madagáscar e Zimbabué


Maputo - Mocambique
Maputo - Mocambique

Jakaya Kikwet e Joseph Kabila em Maputo

Moçambique acolhe nesta Sexta-feira, na cidade de Maputo, a cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, para analisar os últimos desenvolvimentos políticos na República Democrática do Congo.

Segundo um comunicado de imprensa da Presidência da República de Moçambique, a cimeira é convocada pelo Chefe do Estado e Presidente em Exercício da SADC, Armando Emílio Guebuza.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00
Faça o Download

Os Presidentes da República Unida da Tanzania e Presidente da Troika do Órgão da SADC para a Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança, Jakaya Kikweti, e o da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, chegam hoje a Maputo.

A situação no Congo Democrático é caracterizada pelo conflito armado movido pelos rebeldes do M23 apoiados pela vizinha Ruanda, segundo as Nações Unidas.

Os rebeldes tinham acupado a cidade de Goma, capital provincial do Kivu, mas devido à pressão internacional retiraram-se da cidade e abrandaram a sua marcha para derrubar o governo de Kabila, na sequência da promessa de diálogo entre as duas partes.

Mas os líderes da troika da SADC vão igualmente passar em revista a situação no Madagáscar, onde prevalece o impasse entre o jovem líder golpista, Adrew Rajoelina e o deposto Presidente Marc Ravalomana, agora exilado na África do Sul.

Zimbabué é um problema considerado pedra no sapato da diplomacia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

O Zimbabué deve ter eleições neste ano de 2013, mas o País não tem dinheiro para organizar eleições.
XS
SM
MD
LG