Links de Acesso

Música Pandza: Ragga e hip-hop cruzadas com Marrabenta


Lizha James, Ziqo Da Silva e Bang musica pandza de Mocambique

Lizha James, Ziqo Da Silva e Bang musica pandza de Mocambique

Nasceu em resposta às críticas dos mais velhos de que os jovens só consumiam música importada.

Há cerca de uma década, os jovens moçambicanos eram acusados de só consumirem música importada e de só fazerem música com base em importações. Vários jovens responderam às críticas dos mais velhos e assim apareceu a música Pandza. Descrita como a resposta aos pais e uma revolução na música jovem, vários foram os que se lançaram na resposta. Os progenitores, se assim podemos descrevê-los, foram Ziqo e Dj Ardilles. “Magostosa” foi tema quente que transformou a cena musical moçambicana.

DJ Ardiles, músico pandza de Moçambique

DJ Ardiles, músico pandza de Moçambique

Mas a música Pandza também cresceu sobre a mais tradicional marrabenta, uma música de origem urbana que deriva da palavra portuguesa “rebentar” ou “arrebentar.’ Portanto musica para dançar. Tal como a pandza.

Lizha James, música pandza de Moçambique

Lizha James, música pandza de Moçambique

Segundo Grey Vicente (a.k.a Roy Sunshine) Dj na TOP Radio, em Maputo, apesar dos “progenitores” da pandza serem Ziqo e Dj Ardiles e de “Magostosa” ter sido o grande marcador musical, esta música de grande cunho social tem hoje na sua lista nomes como MC Roger, Mega Junior, Lizha James.

Sobretudo popular entre os jovens, a música pandza tem as suas raízes na marrabenta, mas de ritmo mais rápido com grande influência do hip-hop e do ragga.

XS
SM
MD
LG