Links de Acesso

O governo moçambicano pretende criar novos municípios


Vista da cidade de Maputo (Moçambique)
Vista da cidade de Maputo (Moçambique)

Moçambique já tem 43 cidades e vilas municipais,

O Governo moçambicano quer criar novas vilas municipais este ano, antes das eleições autárquicas previstas para Outubro próximo.

O facto foi revelado pela Ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, sem adiantar o número de novos municípios que o governo pretende criar.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:38 0:00
Faça o Download

Moçambique já tem 43 cidades e vilas municipais, mas o seu desempenho administrativo-financeiro é considerado precário. Estes municípios ainda não produzem receitas suficientes para a sua própria manutenção.

Mesmo o município da cidade de Maputo, capital do País, apenas produz 40 por cento das receitas necessárias para manter a máquina municipal em pleno funcionamento.

No entanto, o governo pretende criar novos municípios à porta das eleições. A Ministra Carmelita Namashula evita revelar o número de novos municípios a serem criados.

Nos corredores ligados ao partido Frelimo, que suporta o governo fala-se da criação de 10 novos municípios para além dos 43 existentes, dos quais dois governados pelo MDM e os restantes pela Frelimo.

O processo de municipalização começou em 1998 com 33 cidades e vilas municipais.
Cerca de dez anos depois o número subiu para 43. O governo pretende aumentar, apesar da falta de recursos.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral já começou a prepara as eleições municipais previstas para Outubro, sem contar com novos municípios.
XS
SM
MD
LG