Links de Acesso

“Khanimambo” - O novo som de Moreira Chonguiça


Moreira Chonguiça, saxofonista, arranjador, produtor musical
Moreira Chonguiça, saxofonista, arranjador, produtor musical

Os críticos dizem que o músico moçambicano toca com paixão e uma enorme energia

Escute entrevista com Moreira Chonguiça

Moreira Chonguiça, saxofonista, arranjador, produtor musical é hoje o nosso convidado na rubrica de arte e cultura. Chonguiça tem 33 anos e está baseado na Cidade do Cabo para onde se deslocou em 1997 para estudar música.

Chonguiça obteve licenciatura em jazz pela Universidade da Cidade do Cabo e também um grau honorário em etnomusicologia. É um aficionado da música tradicional de várias partes do mundo. Os críticos dizem que toca com paixão e uma enorme energia.

Desde 2005 que lidera a sua própria banda “The Moreira Project” que tem tocado em vários festivais da África Austral, sobretudo na África do Sul e Moçambique.

Moreira Chonguiça, saxofonista, arranjador, produtor musical
Moreira Chonguiça, saxofonista, arranjador, produtor musical

Em 2006 lançou o primeiro álbum do projecto “THE MOREIRA PROJECT Vol.1 – The Journey”. Um álbumjazz de fusão africano bem recebido pela indústria e pela imprensa local e internacional. Foi-lhe concedido o prémio musical sul-africano para “melhor produtor.”

Uns anos depois lançou “The Moreira Project Vol.2 Citizen of the World” – que ganhou em 2009 o prémio da música sul-africana para melhor jazz contemporâneo.

Chonguiça tem também contribuído para vários trabalhos doutros músicos como Alvin Dyers e Jimmy Dlulu, e Stewart Sukuma. Aliás como saxofonista de Dlulu, participou em vários festivais internacionais nos Estados Unidos, na Europa e em África.

O seu mais recente trabalho é “Khanimambo – Um Tributo às Lendas Moçambicanas.” Nele 10 músicos moçambicanos cantando nas suas línguas, misturando sons tradicionais, rock, a balada e o jazz.

O nosso colega e colaborador Amâncio Miguel conversou com o saxofonista e produtor musical sobre o seu mais recente trabalho “Khanimambo - Um Tributo às Lendas Moçambicanas.”

XS
SM
MD
LG