Links de Acesso

Ajuda americana a Moçambique em perigo


Projectos da Conta do desafio do Milénio estão atrasados pondo em perigo novo financiamento

Moçambique está na iminência de perder apoio adicional dos Estados Unidos da América, no âmbito do Milénio Challenge Corporation, devido a atrasos na implementação dos projectos de construção de infra-estruturas, nomeadamente estradas e sistemas de abastecimento de água nas províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:24 0:00
Faça o Download


O pacote financeiro de 506.7 milhões de dólares foi concedido em 2008 para a realização de vários projectos em Moçambique num período de cinco anos.
O prazo termina em 2013, isto é a menos de dois meses, mas muitos projectos de construção de infra-estruturas estão atrasados.

O Ministro do Planificação de Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, elo de ligação entre o Governo moçambicano e o Milénio Challenge Corporation, visitou os projectos na companhia de funcionários norte-americanos e viu e ouviu que já não há tempo para convencer os donos do dinheiro a darem apoio financeiro adicional como estava previsto.

O Millennium Challenge adjudicou mais de 13 contratos, num valor global de cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos em concursos lançados entre Novembro e Dezembro de 2010.

Os dois maiores contratos, avaliados em cerca de quatro milhões de dólares norte-americanos, dizem respeito à pesquisa de fontes subterrâneas adicionais de água em Pemba e Montepuez, província de Cabo Delgado, Nacala, em Nampula e Quelimane, na Zambézia, no norte e centro do país, respetivamente.

O Milénio Challenge Corporation actua em diversas áreas nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Niassa.

Dos projetos há a destacar o de água e saneamento, avaliado em 203.6 milhões de USD, reconstrução de estradas, 176.3 milhões de USD, informatização do cadastro nacional de terras, 39.1 milhões USD, relançamento do coqueiro na Zambézia e Nampula, 17.4 milhões USD, e gestão e controlo, 70.5 milhões USD.

Estes projectos são parte de um programa de cinco anos financiado pelo Millennium Challenge Corporation (MCC), dos Estados Unidos da América, no valor de 506.7 milhões de dólares norte-americanos atribuídos em 2008.
XS
SM
MD
LG