Links de Acesso

Moçambique anuncia plano para reduzir analfabetismo


Financiamento poderá dificultar os planos; autoridades querem reudzir para 30% até 2015 a percentagem de analfabetos.

O governo de Moçambique quer reduzir a taxa de analfabetismo no país para 30% até 2015 mas há dúvidas sobre como é que isso poderá ser alcançado.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:19 0:00
Faça o Download

Para materializar o plano de instrução primária de adultos, o sector da Educação de Moçambique definiu um projecto de contratação de docentes e de aquisição de material escolar para diversos níveis de ensino, nomeadamente a compra de livros escolares bilingue para o segundo e terceiro ciclos.

Mas a falta de recursos financeiros poderá afectar todos os planos. Essas dificuldades ficaram exemplificadas por uma ameaça de greve de professores na província de Gaza porque não lhes eram pagas as horas extraordinárias..

No próximo ano, o Ministério da Educação de Moçambique prevê contratar 19.300 professores para formarem perto de 600 mil pessoas, particularmente mulheres adultas, segundo indica o Plano Económico e Social (PES) deste ano.

No documento anunciado a sua intensão, as autoridades de Educação moçambicanas reconhecem os desafios do país na cobertura do acesso a uma educação básica de qualidade a crianças de sete anos, um dos Desafios do Milénio traçados pela ONU, pelo que o Governo definiu um conjunto de acções visando alcançar as metas est
XS
SM
MD
LG