Links de Acesso

Debate desta noite entre Obama e Romney poderá decidir eleição presidencial americana


Na Universidade de Hofstra, em Nova Iorque, ultimam-se os preparativos para o debate entre Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, e Mitt Romney, o seu adversário nas eleições presidenciais de 6 de Novembro.
Na Universidade de Hofstra, em Nova Iorque, ultimam-se os preparativos para o debate entre Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, e Mitt Romney, o seu adversário nas eleições presidenciais de 6 de Novembro.

Voz da América transmite o debate em directo na sua página da internet. Aceda a www.voaportugues.com, logo, a partir da 1h00 TMG

O Presidente americano, Barack Obama, e o seu adversário republicano, Mitt Romney, defrontam-se esta noite (madrugada na maior parte de África) num segundo e crucial debate que poderá ter um poapel determinante na escolha do próximo presidente dos Estados Unidos.

O frente-a-frente constitui uma oportunidade para Obama retomar a liderança que as sondagens lhe davam, antes do primeiro debate, a 3 de Outubro. Nesse confronto, Romney foi assertivo e eficiente; Obama parecia distante, sem energia e mal preparado.

Das 30 sondagens realizadas no mês de Setembro, 29 indicavam Obama como o favorito para vencer as eleições - ainda que por margens tangenciais. Depois do debate foram realizadas 10 sondagens: cinco dão vitória a Romney, duas a Obama e as restantes três apontam um empate.

O gabinete eleitoral de Obama espera conter a fuga de votos esta noite. Para o analista político Stephen Hess, da Brookings Institution, isso não é impossível. Ele afirma que, em geral, o primeiro debate é muito importante, mas há casos como o da campanha de 1984, em que o presidente Ronald Reagan perdeu o seu primeiro debate para o candidato democrata Walter Mondale, mas venceu o segundo e acabou por vencer as eleições.

Obama passou os últimos três dias numa cidade a sul de Washington, a preparar-se, e Romney treinou com um assessor que fez as vezes de Obama.

O debate, na Universdade de Hofstra, em Nova Iorque, constará essencialmente de perguntas de cidadãos eleitores indecisos, escolhidos por uma empresa de sondagens idónea, aceite pelas duas campanhas.
XS
SM
MD
LG