Links de Acesso

Moçambique: Guebuza adverte contra expectativas exageradas sobre recursos naturais


Guebuza discursava perante a Assembleia Nacional no seu discurso anual sobre o estado da nação.

Em Moçambique, o presidente Armando Guebuza, no seu discurso anual sobre o estado da nação voltou hoje a apelar à contenção das espectativas sociais perante as descobertas de recursos naturais parte dos quais já em fase de exploração ao nível nacional.

No seu discurso sobre o estado da nação, proferido na Assembleia da República, Guebuza centrou a sua intervenção nos recursos naturais, com destaque para o carvão e o gás natural, para voltar a apelar à paciência em torno da redistribuição dos rendimentos, que segundo ele, levará mais algum tempo para chegar.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00
Faça o Download

Segundo Guebuza, a transformação dos recursos naturais em desenvolvimento e este em riqueza ainda é um desafio que só agora começa a surgir, havendo ainda um longo percurso para que se tenham um impacto directo na vida da população.

Guebuza falou ainda da paz e reconciliação nacional, como factores que continuam a uma marca saliente da sua governação. Neste contexto falou das reivindicações da Renamo, o maior partido da oposição nacional e disse esperar que o partido de Afonso Dhlakama apresente questões objectivas para prosseguir o diálogo, ora rompido no início desta semana.

Para o chefe de estado, o país continua com enormes desafios no contexto político, social e económico, contudo, pelo que foi feito neste ano, Moçambique está num bom caminho para a concretização dos seus objectivos.
Para o próximo ano, Guebuza destacou a consolidação dos ganhos realizados neste ano e a realização das eleições autárquicas como parte dos desafios.
XS
SM
MD
LG