Links de Acesso

Oldemiro Baloi disse que o governo moçambicano quer justiça


Agentes sul africanos
Agentes sul africanos

Agentes da Policia sul-africana envolvidos no caso Macie vão ser condenados a pelo menos 15 anos de cadeia

O governo moçambicano nega categoricamente estar a tentar dissuadir a família do malogrado taxista Emidio Macie a retirar acusações de homicídio premeditado imputadas a policia sul-africana que agrediu, amarrou e arrastou o jovem em Daveyton perto de Joanesburgo.

Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, um governo responsável jamais faria isso depois de contratar advogado para a família do finado e depois de receber pedido oficial de desculpas por parte do governo sul-africano.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00
Faça o Download

Oldemiro Baloi disse que o governo moçambicano quer justiça e por isso considera falsa as alegações de tentativa de retirar o caso do fórum judicial.

A imprensa moçambicana esta a reportar desde o inicio desta semana, citando a agencia Francesa de noticias, que há pressão sobre a família Macie para desistir da acusação contra a policia sul-africana.

Segundo as noticias, o governo de Maputo quer preservar as boas relações de amizade e cooperação com a vizinha e poderosa África do Sul. Mas o Chefe da Diplomacia moçambicana, Oldemiro Baloi, desmente categoricamente as alegações.

Tudo indica que os nove agentes da Policia sul-africana envolvidos no caso vão ser condenados pelo menos a 15 anos de cadeia ou mesmo prisão perpetua.
Esta e a vontade expressa pela equipa de acusação.

Há provas suficientes para o tribunal decidir contra os policias. A brutalidade foi filmada por um cidadão que assistiu ao ataque policial contra o jovem taxista indefeso.

Estatísticas indicam que pelo menos duas pessoas morrem por dia sob custodia policial na África do Sul, sendo que a Policia sul-africana e considerada uma das mais agressivas do Mundo. Há treze anos, quatro agentes da Policia foram condenados a penas de prisão por terem usado moçambicanos como alvos de treinos cães.
XS
SM
MD
LG