Links de Acesso

Prevista a inundação do Xai-Xai a partir de sábado

  • William Mapote

Moçambique: Xai-Xai sob ameaça de inundações

Moçambique: Xai-Xai sob ameaça de inundações

nos distritos de Chókwè e Gujá, as autoridades continuam a reportar existência de várias famílias cercadas pelas inundações

A cidade do Xai-Xai estará parcialmente inundada a partir deste sábado, em resultado do transbordo das águas do rio Limpopo, voltando a reeditar a situação precisamente há 13 anos.

Dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades indicam que o perigo está iminente e desdobram-se em apelos para uma evacuação imediata, principalmente das comunidades residentes nas zonas ribeirinhas.

Enquanto que no Xai-xai ainda são ameaças, não longe dalí, nos distritos de Chókwè e Gujá, as autoridades de gestão de calamidades continuam a reportar existência de várias famílias cercadas pelas inundações.

Segundo o INGC até a meio desta tarde em Moçambique, várias pessoas podiam ser vistas nos telhados das casas e em cima das árvores a espera de serem resgatadas.

Com a época chuvosa ainda a meio, as autoridades já comparam as cheias deste ano com as do ano 2000, as piores de que há memória.

45 mortos e mais de 60 mil afectados, metade dos quais em centros de acolhimento provisório é o balanço preliminar que se faz até ao momento.

Devido ao actual das cheias o Presidente da República, Armando Guebuza, cancelou a sua ida a Addis Ababa, capital etíope, onde neste final de semana deveria participar na 20ª Cimeira dos Chefes de Estado da União Africana.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG