Links de Acesso

Cheias ameaçam várias localidades do Sul de Moçambique


Cheias ameaçam várias localidades do Sul de Moçambique

Cheias ameaçam várias localidades do Sul de Moçambique

Assiste-se a um movimento desusado de pessoas transportando de forma precipitada os seus bens

24, Jan, 2011 - Cheias em Moçambique: o governo diz que mais vale prevenir do que remediar e já retirou mais de 12 mil pessoas das zonas mais propensas às cheias.Ao longo das diversas rodovias em vários pontos de Gaza, com destaque para regiões como Maniquinique, em Chibuto, Chicumbane, em Xai-Xai, Chalucuane, Marrambajane e Chiduachine. No Chókwè, assiste-se a um movimento desusado de pessoas transportando de forma precipitada bens como gado bovino e caprino, chapas de zinco, entre outros haveres.
O Instituto Nacional de Gestão de calamidades anunciou ter posicionado trinta embarcações apoiadas por homens para acudir às populações afectadas.Entretanto, o próprio presidente Armando Guebuza endereçou, no domingo,em Maputo, uma mensagem de solidariedade e de encorajamento a todo o povo moçambicano e exaltou o empenho das autoridades face à ameaça de cheias nas diferentes bacias hidrográficas do país.
Na sua mensagem, Guebuza reconheceu estar-se ainda a meio da época chuvosa "e, por isso, a situação hidrológica e meteorológica poderá agravar-se". O presidente moçambicano exortou, a propósito,"os membros do Governo, os líderes comunitários e os dirigentes das organizações da sociedade civil a manterem o nível de alerta sobre a eventualidade de ocorrência de cheias".

XS
SM
MD
LG