Links de Acesso

EUA vão continuar programas de ajuda em Angola


Embaixador Christopher McMullen num campo de desminagem em Malanje (Foto Isaías Soares)
Embaixador Christopher McMullen num campo de desminagem em Malanje (Foto Isaías Soares)

Desminagem e saude são as áreas de envolvimento americano

O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Christopher McMullen confirmou em Malanje a continuidade dos programas de desminagem e de combate à malária em curso no país.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00
Faça o Download


O diplomata falava no termo de uma visita realizada ao campo de desminagem de Cangando, 16 quilómetros a sudoeste desta capital, onde a ONG Ajuda Popular da Noruega está a limpar uma área de 226 mil e quinhentos metros quadros.

“Para este projecto desde o início da nossa assistência nos meados dos anos 90, como 96 nós proporcionamos quase 100 milhões de dólares”, confirmou

Trinta e seis minas anti-pessoal e duas minas anti-tanque foram retiradas do local desde o início das operações em Julho de 2012.

Nas operações foram usados meios mecânicos e manuais. Em breve prev~e se a chegada de ratos gigantes treinados a farejar minas.

Quanto a saúde, a cargo da empresa angolana Consaúde com dinheiro da agência de ajuda internacional dos estados Unidos, USAID, de acordo com Christopher McMullen o financiamento ronda em 20 milhões de dólares americanos desde o início do programa.

“Eu acho que cada ano nós proporcionamos com 18 milhões de dólares para combater a malária em Angola, mas isso é só uma parte da nossa colaboração com o Ministério da Saúde porque o total da nossa assistência para a saúde em cada ano é como 80 milhões de dólares”, disse, acrescentando que “consiste também para assistência para combater a SIDA, a pólio e outras doenças”.

Durante a sua visita a Malanje o embaixador americano reuniu-se com os responsáveis seniores da Consaúde no escritório provincial, visitou o Hospital Geral de Malanje e avistou-se com os secretários provinciais da Unita, António Pedro Magalhães e da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA – CE), Raimundo Nhanga Dala.

Esta Quarta-feira, antes de deixar a cidade de Malanje comitiva esteve no paço episcopal da Igreja Católica, onde foi recebido pelo arcebispo local, Dom Benedito Roberto e mais pelo governador e secretário provincial do MPLA, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa” em dois momentos separados.

Um encontro com uma organização feminina da igreja católica encerrou a agenda antes de se deslocar às Quedas de Calandula, muma viagem missão turística.
XS
SM
MD
LG