Links de Acesso

Moçambique: Ministro do Interior vai mexer nas chefias para combater corrupção


Moçambique: Ministro do Interior vai mexer nas chefias para combater corrupção
Moçambique: Ministro do Interior vai mexer nas chefias para combater corrupção

Há necessidade de aprimorar a capacidade de liderança dos comandantes para que o atendimento e os serviços sejam cada vez mais acessíveis e para todos

Ministro promete mudanças

O Ministro do Interior de Moçambique, Alberto Mondlane, promete fazer mexidas, nos próximos dias, nos chefes das esquadras,postos e comandos distritais da polícia no país como forma de acelerar a luta contra a criminalidade e a corrupção no seio daquela corporação. O anúncio foi feito durante uma visita oficial a Nampula.

Falando a jornalistas, momentos de depois de um encontro que encerrou o ciclo de visitas de seis dias à província nortenha de Nampula,Alberto Mondlane, disse que é nos postos,esquadras e comandos distritais,onde os cidadãos moçambicanos procuram os serviços de polícia. Daí,a necessidade de aprimorar a capacidade de liderança dos comandantes para que o atendimento e os serviços das polícias sejam cada vez mais acessíveis e para todos.

"Queremos colocar bons chefes. Chefes com valores, princípios,conhecimento técnico-profissional e capazes de compreender a complexidade das comunidades e da própria instituição" - disse Mondlane.
Por outro lado,instado a explicar se havia no seio da corporação casos concretos de corrupção que envolvesse comandantes e ou simples agentes,o titular das pasta do Interior disse que não tem casos e justificativos a apresentar,mas que há consciência da existência de várias irregularidades a partir das denúncias recebidas.

Entretanto,cidadãos entrevistados pela Voz da América, em Nampula, a respeito desta possível mexida dos comandantes ao nível das esquadras,postos e comandos distritais,louvaram a iniciativa do Ministro Alberto Mondlane. Mas, há quem tenha dito que o plano não resolve o problema da criminalidade.
Recorde-se que, durante a estadia de Alberto Mondlane em Nampula, este orientou vários encontros populares,onde as populações reiteraram a necessidade da polícia melhorar a sua forma de trabalhar e, nalguns casos, exigiram mexidas no xadrez das lideranças locais.

XS
SM
MD
LG