Links de Acesso

Boatos sobre novos preços dos "chapas" agitaram Maputo


Aumentos de preços em 2010 originaram confrontos violentos em Maputo (foto de arquivo)
Aumentos de preços em 2010 originaram confrontos violentos em Maputo (foto de arquivo)

Alguns transportadores, temendo uma revolta e vandalização dos seus carros devido a boatos sobre aumentos da tarifa, parquearam as viaturas em casa, agravando a falta de transporte.

Boatos sobre a entrada em vigor da nova tarifa dos transportes de passageiros agitaram algumas zonas da cidade de Maputo nesta Quinta-feira.

Na semana passada a Assembleia Municipal da capital do País aprovou o reajustamento dos preços dos transportes de passageiros, mas não se anunciou a data da sua entrada em vigor.

Alguns citadinos, pressionados pelo aumento do custo de vida, especularam que a nova tarifa entraria em vigor nesta Quinta-feira, primeiro de Novembro.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00
Faça o Download

Logo pela manhã, alguns transportadores, temendo revolta popular e vandalização dos seus carros em protesto contra a nova tarifa, parquearam as viaturas em casa, agravando a falta de transporte, na cidade de Maputo.

No entanto, outros saíram à rua e houve agitação em algumas zonas da periferia da cidade, só que a situação foi rapidamente controlada, porque na verdade a nova tarifa ainda não entrou em vigor.

O Conselho Municipal da capital do País diz que ainda não foram criadas as condições para a aplicação da nova tarifa dos transportes de passageiros.

A nova tarifa passa de cinco meticais para sete num percurso igual ou inferior a 10 quilómetros para os autocarros públicos e de 7 meticais e 50 centavos para nove meticais no mesmo percurso para transporte semicolectivo operado pelo sector privado.

Mas o público está preocupado com o chamado fenómeno de encurtamento de rotas pelos privados, situação que encarece o transporte.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00
Faça o Download

que alegam que estão a trabalhar muito abaixo de lucros, prejudicando o seu negócio.
XS
SM
MD
LG