Links de Acesso

Governo americano reafirma apoio no combate da malária em Moçambique

  • William Mapote

EUA ajudam Moçambique no combate da malária

EUA ajudam Moçambique no combate da malária

Chefe de Programa americano de combate da malária visitou o centro moçambicano de luta contra a malária em Manhiça

O governo norte-americano está comprometido em continuar com o seu apoio financeiro para as acções de luta contra a malária em Moçambique, garantiu o Contra-almirante Timothy Ziemer, Coordenador Geral para a Iniciativa do Presidente do Estados Unidos da América Contra a Malária.

Esta garantia foi deixada no decurso de uma visita que Timothy Ziemer realizou ao Centro de Investigação Contra a Malária, localizado no distrito da Manhiça, 70 quilómetros da cidade do Maputo.

Desde 2007 o governo norte-americano já canalizou a Moçambique 184 milhões de dólares em assistência para os esforços de controlo da malária, cujo objectivo final é reduzir a mortalidade materno-infantil, até a metade dos índices actuais.

De entre as acções financiadas está o desenvolvimento de uma vacina, que segundo as autoridades de pesquisa, a mesma estará pronta para avaliação da eficácia, até finais do próximo ano.

Apesar dos avanços registados nos últimos anos ao nível da terapéutica, malária é, a par do SIDA, uma das maiores causas de internamento e mortes intra-hospitalares de mulheres e crianças em Moçambique.
XS
SM
MD
LG