Links de Acesso

Mau tempo em Moçambique: Cheias na Beira e seca no Sul


O início da época chuvosa ainda não se fez sentir na região Sul de Moçambique, onde sete distritos das províncias de Gaza e Inhambane registam bolsas de fome provocada pela falta de chuva

Residências alagadas, árvores tombadas e postes de transportes de energia eléctrica derrubados é o rescaldo preliminar da chuva e ventos fortes que assolaram Beira, a segunda maior cidade de Moçambique depois da capital Maputo.

Os residentes da Beira já precisavam de chuva, mas nunca esperavam que provocasse estragos.

“As chapas da minha casa voaram. Algumas estão aqui no chão e estamos a tentar tirá-las da estrada – disse um cidadão da Beira conformado com a odisseia.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:19 0:00
Faça o Download

O chefe do Quarteirão, vítima do mau tempo, disse que “pelo menos vinte casas foram parcial ou completamente destruídas, maior parte das quais de caniço, material de construção precário”.

Entretanto, o início da época chuvosa ainda não se fez sentir na região Sul de Moçambique, onde sete distritos das províncias de Gaza e Inhambane registam bolsas de fome provocada pela falta de chuva.

Milhares de camponeses estão mesmo desesperados nos distritos de Chicualacuala, Chibuto, Chigubo e Guijá, na província de Gaza, e Funhalouro, Mabote e Panda, na província de Inhambane.

Há relatos de que as populações locais sobrevivem de folhas e tubérculos silvestres.
O Governo moçambicano procura minimizar o drama, apelando as populações a recorrer a culturas resistentes à seca e aproveitamento das zonas baixas para a produção de cereais e hortícolas.

Apela igualmente para a venda de gado ou animais domésticos de pequena espécie para comprar comida noutras zonas do País.

O Programa Mundial de Alimentação, em parceria com o governo moçambicano, assiste 100 mil das 255 mil famílias identificadas como estando a enfrentar insegurança alimentar aguda.


O Instituto Nacional de Meteorologia diz que as províncias da zona Sul de Moçambique, nomeadamente, Inhambane, Gaza e Maputo vão registar nesta época chuvosa precipitação abaixo do normal, sendo que zonas Centro e Norte vão ter chuvas normais ou acima do normal.
XS
SM
MD
LG