Links de Acesso

Vulcão Indonésio em riscos de erupção


Mount Merapi
Mount Merapi

Na Indonésia, o aumento da actividade do Monte Merapi, um dos mais activos vulcões do país, está a gerar receios de uma erupção iminente.

O Monte Merapi localiza-se num luxuriante vale na parte central da ilha de Java. Na semana passada, o vulcão entrou em acção e desde então o número de tremores de terra tem aumentado dramaticamente. Assim como correntes quentes de rochas e gás, conhecidas tecnicamente por correntes piroclásticas.

A Agência de Mitigação de Desastres Geológicos e Vulcânicos colocou hoje a área ao redor da montanha no seu mais alto estado de alerta.

Surono, o chefe da agência, disse que a actividade do Monte Merapi é maior do a que foi vista antes de erupção de 2006:

“Este aumento é muito, muito significativo. E por isso decidi elevar o nível de alerta da actividade do Merapi do grau três para o grau quatro.”

Surono pediu ao governo indonésio para evacuar as pessoas que vivem ao redor do vulcão. A sua agência está a trabalhar com a administração local para preparar os residentes nos quatro distritos mais prováveis de serem afectados por uma erupção.

Depois da erupção de 2006 do Monte Merapi, a agência geológica começou a trabalhar com o governo na cidade próxima de Jogjakarta para educar as pessoas sobre o perigo do vulcão. O Merapi é um dos mais activos da Indonésia e erupções em 1994 mataram mais de 60 pessoas.

Gás muito quente foi responsável por duas mortes em 2006. Mas desta vez a actividade vulcânica é diferente.

Cientistas afirmam que a dilatação das encostas da montanha indica a formação de gás a alta pressão que pode terminar numa grande explosão. Mas é o aumento da actividade sísmica que mais preocupa Surono:

“Depois da erupção em 2006 este agora é um período de erupção que acontece de quatro em quatro anos. Por isso trata-se de uma actividade normal do vulcão Merapi. O que não é normal é o número de tremores de terra.”

Nuvens cerradas estão a obscurecer a vista do cume do vulcão e Surono não pode prever quando é que ele irá ter uma erupção e ou qual a sua violência.

Pequenas erupções no Monte Merapi ocorrem de poucos em poucos anos e grandes uma vez por década. Devido a alta frequência de actividade, o governo indonésio muitas vezes aguarda para dar ordens de evacuação até que se sinta que a ameaça é garantida. Mais de 50 mil pessoas vivem nos quatro distritos que rodeiam o vulcão.

Em 2006, muitas pessoas nas vizinhanças do vulcão desafiaram as ordens de evacuação, preferindo ficar e proteger as suas casas contra roubos.

XS
SM
MD
LG