Links de Acesso

Morreu o Presidente da Zâmbia Michael Sata


Zambia's President Michael Sata speaks to journalists at the 18th African Union summit in Ethiopia's capital, Addis Ababa, Jan. 2012 file photo.
Zambia's President Michael Sata speaks to journalists at the 18th African Union summit in Ethiopia's capital, Addis Ababa, Jan. 2012 file photo.

O Presidente de Zâmbia Michael Sata, de 77 anos, que estava doente há vários meses, faleceu em Londres, anunciou hoje, 29, o secretário-geral do Governo.

"É com o coração pesado que anuncio a morte de nosso querido presidente Michael Sata", declarou Roland Msiska que informou que Sata morreu no hospital londrino King Edward VII.

Sata viajou na semana passada para a capital britânica para receber atendimento médico. Antes da viagem, ele designou o ministro da Defesa, Edgar Lungu, como presidente interino. Há vários meses circulavam rumores a indicar que Sata estava gravemente doente e não foi visto em público desde que regressou da Assembleia Geral da ONU em Setembro, onde não conseguiu fazer odiscurso.

Apesar da negação oficial sobre uma doença do presidente, analistas afirmam que uma luta pelo poder foi travada nos bastidores para suceder Sata. Os simpatizantes do presidente, eleito em 2011, consideravam-o um homem de acção, mas os críticos chamavam Sata, que foi polícia e sindicalista, de populista e autoritário.

Os detractores, a imprensa e até alguns aliados eram atacados muitas vezes por Sata, que ganhou o apelido de "Rei Cobra".

XS
SM
MD
LG