Links de Acesso

Morreu Bana , o Rei da Morna


Bana e Cesária Évora, duas grandes figuras da música de Cabo Verde
Bana e Cesária Évora, duas grandes figuras da música de Cabo Verde
O cantor cabo-verdiano Bana, o "Rei da Morna", faleceu sexta-feira à noite em Lisboa aos 81 anos, vítima de doença prolongada, após uma longa carreira de 70 anos, iniciada pelos cafés e ruas do Mindelo natal.

Conhecido mundialmente, Bana gravou mais de meia centena de LP e EP ao longo da sua carreira, iniciada em 1942 no Mindelo, cidade onde nasceu a 11 de Março de 1932, dez anos antes da sua conterrânea Cesária Évora, falecida a 17 de Dezembro de 2011, tendo sido apadrinhado por B.Leza, um dos maiores músicos, poetas e compositores de Cabo Verde.

Bana deixa um legado extra carreira, pois foi graças ao "Rei da Morna" que muitas das actuais "estrelas" da música cabo-verdiana começaram a brilhar.

Em 2012, foi distinguido com o Prémio Carreira, pelo Cabo Verde Music Awards, sucedendo a Cesária Évora, a "Rainha da Morna".

Bana foi alvo de inúmeras homenagens e uma das mais comoventes aconteceu em Junho de 1992, quando viu encher a sala da Aula Magna, em Lisboa, para celebrar 50 anos de carreira na presença de todas as gerações.

Antes de chegar a Portugal, o que só aconteceu em 1969, Bana passou pelo Senegal, Holanda, França e por muitos palcos do mundo, onde foi gravando discos uns atrás dos outros, a solo ou com os "Voz de Cabo Verde".

( Fonte: União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa )
XS
SM
MD
LG