Links de Acesso

Morreu Agostinho Mendes de Carvalho


Agostinho Mendes de Carvalho, mais conhecido por Uanhega Xitu, faleceu na manhã desta quinta-feira na cidade de Luanda, vítima de doença prolongada. Nascido em Ícolo e Bengo, Angola, no dia 29 de Agosto de 1924, Mendes de Carvalho é considerado um dos escritores angolanos mais originais e carismáticos. Nos últimos anos, o trabalho do escritor foi objecto de estudos científicos e homenagens em território nacional e além-fronteiras.

Uanhenga Xitu foi enfermeiro e exerceu clandestinamente actividades políticas visando a independência de Angola, tendo sido preso pela PIDE no seguimento da detenção no aeroporto de Luanda. O escritor foi julgado pelo tribunal militar e condenado a 12 anos de prisão, com medidas de segurança e perda de direitos políticos por 15 anos.

Na prisão começou a escrever as suas histórias e, já em liberdade, retomou a actividade política. Depois de alcançada a independência de Angola, exerceu as funções de Ministro da Saúde, Comissário da Assembleia Nacional pelo MPLA, cargo do qual abdicou por motivos de saúde. Em 2006, recebeu a distinção do Prémio de Cultura e Artes, na categoria de Literatura, pela qualidade do conjunto da sua obra.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG