Links de Acesso

Erdogan procura investimentos em Moçambique


Presidente turco participa em fórum de negócios em Maputo
Presidente turco participa em fórum de negócios em Maputo

Mineração, transportes, construção de infra-estruturas, turismo e energia são alguns dos novos sectores a explorar.

O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, inicia nesa segunda-feira, 23,uma visita de dois dias a Moçambique, que será dominada por questões económicas e políticas, incluindo o combate ao terrorismo internacional.

Presidente turco vista Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00

A Turquia integra a lista dos 10 principais investidores em Moçambique, e nesta visita, a delegação turca vai tentar identificar outras áreas de cooperação, presentemente centrada. fundamentalmente no comércio e agricultura, segundo Tagip Argonil, empresário turco em Maputo.

Dados do Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique (CPI), indicam que em 2015, o volume das trocas comerciais entre Moçambique e a Turquia ultrapassou os 120 milhões de dólares, contra cinco milhões de dólares, em 2005.

Para a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), na sigla em inglês, esta visita será uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias entre emprsários moçambicanos e turcos, principalmente nas áreas de mineração, transportes, construção de infra-estruturas, turismo e energia.

O empresário moçambicano, Tomás Rondinho, disse à VOA que na Turquia, "os sectores de turismo e transportes, têm vindo a resgistar um grande crescimento e nós pretendemos estabelecer parcerias nessas áreas com empresários turcos".

Refira-se que em 2015, a companhia aérea turca, Turkish Airlines, abriu uma rota entre Istambul e Maputo, o que levou à perda do monopólio da transportadora aérea portuguesa, TAP, nas ligações directas entre a capital moçambicana e o continente europeu.

Nyusi e Erdogan encontram-se na terça

Nesta visita, o Presidente da Turquia faz-se acompanhar por uma delegação de 150 empresários, representantes de diversos sectores de actividade económica, comercial e financeira daquele país.

O encontro entre o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo turco, Recep Erdogan, está marcado para esta terça-feira, 24.

Segundo fonte oficial, para além de questões comerciais e económicas, os dois estadistas deverão debater também assuntos políticos, incluíndo o combate ao terrorismo internacional.

Filipe Nyusi e Recep Erdogan vão, igualmente, testemunhar a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação bilateral e participar no fórum de negócios Moçambique-Turquia.

Esta é a primeira visita de um Presidente da Turquia a Moçambique, desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, em 1975.

Erdogan iniciou no domingo, 22, um périplo africano, que o levou já à Tanzânia, e depois de Moçambique seguirá para Madagáscar.

XS
SM
MD
LG