Links de Acesso

Moçambique passa a país produtor de Petróleo


Moçambique vai entrar este ano no grupo dos países produtores de petróleo, quando se esperam também significativos avanços na produção de gás natural e carvão, segundo revela a revista “Economist Intelligence Unit”.

Uma pequena descoberta próximo do campo de gás de Temane, na província de Inhambane, vai permitir à petrolífera sul-africana Sasol começar a produção comercial de petróleo ainda este ano, refere o último relatório da EIU sobre a economia moçambicana. “O campo representa a primeira produção comercial de petróleo em Moçambique, onde até agora apenas as descobertas de gás natural foram consideradas viáveis”, adianta.

O projecto vai produzir perto de dois mil barris de petróleo diários, uma pequena quantidade em termos comerciais, mas que permite “diversificar a base de exportações moçambicanas”. Além disso, os representantes da Sasol já deram indicações de que são possíveis novos aumentos nas estimativas de reservas petrolíferas, estando em curso as actividades de exploração na área.
XS
SM
MD
LG