Links de Acesso

Moçambique: Partidos extraparlamentares querem participar no diálogo para a paz

  • William Mapote

Mais de 20 partidos políticos moçambicanos sem assento parlamentar formalizaram, hoje, 2, a criação de um grupo de trabalho que, juntamente com organizações da sociedade civil, pretende participar e monitorar o diálogo político para o restabelecimento da paz.

A criação do grupo será o culminar de uma iniciativa do Instituto para a Democracia Multipartidária, que voltou a juntar os pequenos partidos, para reflectir sobre a sua contribuição para a paz.

Durante o encontro, os partidos extra-parlamentares apresentaram o seu posicionamento sobre a actual crise político-militar, e o que julgam ser as soluções para o restabelecimento da paz.

Do posicionamento, constam a exigência de um cessar-fogo imediato entre as forças governamentais e as milícias da Renamo, e o envolvimento de outras forças no diálogo político em curso.

Nos próximos dias, o grupo de partidos pela paz vai submeter ao governo e à liderança da Renamo, o seu posicionamento de intenção de participar no diálogo político, actualmente gerido pela Comissão Mista.

XS
SM
MD
LG