Links de Acesso

Jovens de Nampula apostam no empreendedorismo

  • Adina Sualehe

Um grupo de jovens da província de Nampula está a aprender técnicas básicas de criação de frangos, gado suíno e prática da agricultura.

É a aposta no empreendedorismo como forma de ultrapassar a crise.

A ideia enquadra-se no projecto Oportunidades de Emprego para Jovens conhecido por OYE, desenvolvido pela organização holandesa SNV para o desenvolvimento e a direcção provincial da Juventude e Desporto de Nampula.

O projecto que é desenvolvido há três anos visa capacitar cerca cinco mil jovens nas províncias de Nampula, Zambézia e Tete, mas até agora já treinou 2 mil jovens nas diversas áreas de empreendedorismo juvenil.

Suniza Carimo, consultora de projectos na SNV, disse que a sua organização para além de apoiar na formação dos jovens, oferece equipamentos de segurança no trabalho.

O financiamento é garantido pela direcção provincial da Juventude e Desporto de

Álvaro Acácio, do distrito de Moecate, diz estar a aprender técnicas de criação do gado suíno.

O sonho do jovem é ser criador de gado.

Entretanto no distrito de Rapale, há jovens que já beneficiaram deste projecto e neste momento estão a realizar suas actividades.

Santos Cardoso de 23 anos, proprietário de um aviário, e Miguel Júnior, de 22 anos, é agricultor.

Os dois jovens dizem que com as suas actividades estão a contribuir para o desenvolvimento da agro-pecuária.

O director da juventude e desportos de Nampula Cachimo Raul, afirma-se satisfeito com o nível de engajamento dos jovens da província e particularmente do distrito de Rapale que estão a tornar os seus projectos uma realidade.

Aquele responsável garantiu que a instituição está aberta para apoiar os jovens com vontade de investir.

XS
SM
MD
LG