Links de Acesso

Jovens moçambicanos dizem que governo não cumpriu promessas


Manuel Formiga, Presidente do CNJ
Manuel Formiga, Presidente do CNJ

Crise financeira afecta os jovens, diz Manuel Formiga, Presidente do Conselho Nacional da Juventude.

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), em Moçambique, diz que o governo não está a cumprir os compromissos assumidos com os jovens, sobretudo no que diz respeito à concessão de créditos para a abertura de negócios e construção de habitações.

Jovens moçambicanos dizem que governo não cumpriu promessas
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:47 0:00

O Presidente do CNJ, Manuel Formiga, diz que no actual contexto da crise económico-financeira que Moçambique enfrenta, os jovens são os mais afectados.

O CNJ integra diversas organizações juvenis moçambicanas.

Segundo Formiga, existe um fundo estatal de apoio a iniciativas juvenis, mas não responde às necessidades da juventude, pelo que o CNJ sempre defendeu o seu alargamento, o que ainda não aconteceu.

O CNJ defende ainda a reactivação do fundo "Pro-Jovem", no qual, as empresas públicas depositavam, anualmente, um determinado valor, para a concessão de créditos com taxas bonificadas.

Os créditos eram concedidos a jovens para serem aplicados em projectos de geração de rendimento, "mas neste momento, as empresas não estão a honrar os seus compromissos.

Manuel Formiga diz que a aposta deve ser no trabalho ou no auto emprego, mas defende que os jovens devem ter apoio do Estado.

XS
SM
MD
LG