Links de Acesso

Jovens moçambicanos continuam a ser os mais afectados pelo desemprego


Pedem que política de emprego dê respostas.

Jovens moçambicanos, entrevistados pela VOA, dizem esperar que a nova política de emprego aprovada esta semana pelo governo se traduza em oportunidades de trabalho para a juventude, que tem sido a mais afectada pelo desemprego no país.

Jovens moçambicanos continuam a ser os mais afectados pelo desemprego
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00
Faça o Download

Mais de 70 por cento da população moçambicana, estimada em cerca de 25 milhões de habitantes, tem menos de 35 anos, e esta camada de milhares de jovens, constitui um verdadeiro desafio no que se refere à criação de oportunidades de emprego.

A nova política inclui medidas que estimulam o auto emprego e a criação das micro, pequenas e médias empresas, entre outras iniciativas.

O jovem Alberto Uamusse, desempregado, diz que a nova estratégia deve trazer políticas concretas em termos de oportunidades de emprego.

Para os jovens, o emprego, além de ser um direito do cidadão, é também uma das faces visíveis do acesso â riqueza e da inclusão social, e lamentam que, na sua opinião, a juventude continue a não ser priorizada.

Entretanto, o director executivo da Agência de Desenvolvimento e Empreendedorismo, disse estar em curso a implementação de um projecto de seis milhões de dólares, para a criação de pelo menos três mil empregos para a juventude.

Policarpo Tamele afirmou que o referido projecto arranca em Agosto próximo, na zona de Changalane, sul da província de Maputo.

Dados estatísticos estimam em cerca de 300 mil o número de jovens que, anualmente, procuram emprego em Moçambique.

XS
SM
MD
LG