Links de Acesso

Moçambique: Intensifica-se debate em torno da posse da terra


Na actual revisão constitucional não há uma alteração substancial da legislação sobre a terra que continua a ser propriedade do estado.

Em Moçambique, o debate sobre a privatização da terra continua a aquecer os ânimos das várias correntes de opinião. Este foi aliás um dos temas principais do Fórum Mulher que se realizou recentemente em Maputo.
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:06 0:00
Faça o Download
Em Moçambique, as mulheres temem que a terra possa ser privatizada, numa altura em que varias correntes de opinião defendem que a mesma deve ser rentabilizada. Tal rentabilização passa, por exemplo, pela utilização do título de terra como garantia para ter acesso a crédito bancário.

A agência americana de apoio ao desenvolvimento internacional, USAID, parceira governamental em vários projectos socioeconómicos em Moçambique e com um investimento superior a 500 milhões de dólares/ano, é uma das defensoras duma maior rentabilização da terra.

Segundo esta agência, o direito de uso e aproveitamento de terra devia ser usado como garantia bancária ao sector agrícola no país, mas esclarece que isso não visa a privatização da terra. Um estudo recente desta agência refere que isso permitiria que o banco credor penhorasse a terra, em caso de não pagamento da divida.
Algumas organizações de camponeses concordam com a ideia, porque isso resolveria o problema da falta de financiamento para a agricultura.

Na actual revisão constitucional não há uma alteração substancial da legislação sobre a terra, que continua a ser propriedade do estado, embora esteja implícita a questão da rentabilização deste recurso, no contexto da luta contra a pobreza.

O Fórum Mulher, na voz da respectiva directora-executiva, Graça Samo, não vê com bons olhos esta ideia porque isso pode levar a privatização, já que em caso de incumprimento, o título de terra passaria para os accionistas dos bancos, que iriam fazer dele o que melhor entendessem.

Para o jurista José Machicane, é preciso encontrar um termo intermédio para esta questão da terra em Moçambique.

Por seu turno, o jurista António Sambo, diz que a actual legislação sobre a terra em Moçambique já protege os camponeses de possíveis perdas de títulos para investidores ou banqueiros, mas é fundamental que essa legislação seja amplamente divulgada no seio dos camponeses.
“O problema é que, muitas vezes, os camponeses não conhecem os seus direitos e as suas obrigações”, disse o jurista.

Refira-se que a privatização da terra em Moçambique tem sido defendida também pelo Mecanismo Africano de Avaliação de Pares-MARP, de que fazem parte figuras como Graça Machel. Segundo este mecanismo, da União Africana, o estado moçambicano devia privatizar a terra, para torna-la um activo económico.
Contudo, Graça Machel nega que o facto de a terra em Moçambique ser propriedade do estado seja um entrave ao desenvolvimento do país.

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, entende que uma eventual privatização da terra iria prejudicar a maioria da população rural, que ficaria sem terra para produzir comida.
Estima-se que 68 por cento da população moçambicana, de cerca de 22 milhões de habitantes, vive nas zonas rurais e tem na agricultura familiar a sua principal fonte de rendimento.

Ao abrigo da actual lei de terras, os estrangeiros podem adquirir o titulo de direito de uso e aproveitamento de terra se tiverem um projecto de desenvolvimento aprovado pelas entidades competentes e cumprirem determinados requisitos, entre os quais a residência em Moçambique há mais de cinco anos.

Ramos Migue, VOA-Maputo
XS
SM
MD
LG