Links de Acesso

Moçambique: Estudantes africanos recebem apoio americano

  • William Mapote

Estudantes africanos refugiados em Moçambique recebem apoio americano

Estudantes africanos refugiados em Moçambique recebem apoio americano

O apoio financeiro destina-se a facilitar a inserção social e económica dos estudantes refugiados em Moçambique.

A Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo formalizou hoje um compromisso de apoio financeiro a projectos visando ajudar na inserção de estudantes refugiados em Moçambique.

Numa primeira fase, a embaixada americana comprometeu-se a disponibilizar 25 mil dólares, para financiar um programa denominado “Refugiados em Acção Económica”, cuja finalidade é ajudar o grupo alvo a aumentar as suas possibilidades para melhor inserção.

Segundo foi referido no final da assinatura do acordo de financiamento, o valor será aplicado em projectos de formação vocacional para cerca de 60 estudantes refugiados e na abertura de pontos de internet cafés, nas províncias de Maputo e Nampula, por forma a contribuir para a geração de renda para os membros da associação.

Actualmente congrega cerca de uma centena de membros que, segundo Douglas Nduwayezu, presidente da associação tem enfrentado alguns problemas de inserção profissional no mercado laboral, mesmo após concluir os seus estudos.

A associação dos estudantes refugiados foi criada em 2008 por estudantes somális, burundeses, congoleses e ruandeses, com o objectivo de promover a sua integração, melhorar a comunicação entre a comunidade de refugiados, promover a educação de refugiados, defender os seus direitos e interesses e melhorar a saúde dos refugiados em Moçambique.
XS
SM
MD
LG