Links de Acesso

Moçambique entre os seis países africanos que assinam acordo de comércio com a União Europeia


Mina sul-africana. A maioria dos produtos de exportação da região são da indústria extractiva.
Mina sul-africana. A maioria dos produtos de exportação da região são da indústria extractiva.

Os seis terão isenção de direitos e quotas ilimitadas.

A União Europeia (EU) assinou, na sexta-feira, 11, um acordo comercial quer permitirá a seis países africanos, incluindo Moçambique, acesso ilimitado ao bloco económico.

A Reuters escreve que o Acordo de Parceria Económica (APE) foi assinado pela Comissária Europeia para o Comércio, Cecilia Malmström, e os ministros do Comércio do Botswana, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Suazilândia e África do Sul.

Por via deste acordo, os seis países da África Austral poderão aceder ao mercado único da UE de 500 milhões de consumidores.

O acordo toma em consideração o estágio de desenvolvimento de cada um dos seis países. Moçambique, Botswana, Lesoto, Namíbia e Swazilândia terão isenção de direitos e sem quotas no acesso ao mercado europeu.

África do Sul, que já tinha um acordo separado com a EU, terá acesso melhorado àquele mercado.

Malmstrom disse que o acordo também facilitará a colocação de produtos europeus nos seis países signatários.

África do Sul, que já tinha um acordo separado em pé com a UE, também vai beneficiar de acesso reforçadas do mercado, indo além do acordo bilateral existente.

Em 2015, a EU importou daquela região bens avaliados em cerca de 32 mil milhões de euros, na maioria da indústria extractiva. Valor igual foi o das exportações da EU, com domínio para as áreas de engenharia, automóveis e produtos químicos.

XS
SM
MD
LG