Links de Acesso

Moçambique entra em 2014 com muitas questões por resolver


Linhas Aéreas de Moçambique
Linhas Aéreas de Moçambique
Depois dos votos de mais um ano próspero, Moçambique entrou em 2013 com expectativas de continuar a dar passos firmes rumo ao desenvolvimento, consolidação da paz e unidade nacional.

Mas logo no início, uma tragédia começou a marcar a história do país. O centro e o sul eram assolados por cheias e inundações que voltaram a lembrar o ano 2000, ano em que o país foi devastado pelas piores calamidades naturais de que há memória.

Mais de 100 pessoas morreram e outras centenas foram obrigadas a passar meses em centros de acolhimento temporário.

Enquanto o país começava a recuperar das cheias, no campo político a Frelimo e a Renamo iniciavam conversações para pôr fim a um diferendo que começava a dar mostras de ameaças ao Acordo Geral de Paz, que há 21 anos pós fim a guerra civil.

Desentendimento Políticos

Na mesa de conversações estão questões como a Lei Eleitoral, a despartidarização do Aparelho do Estado, a redistribuição da riqueza e questões militares apresentadas pela Renamo, o maior partido político, que considerava serem cruciais para o pleno desenvolvimento da democracia nacional.

De desacordo a desacordo, o diálogo foi se arrastando sem consensos até que, o que até então era uma tensão centrada no campo político, resvalou no campo militar.

Com o primeiro semestre a terminar, tropas fiéis a Renamo atacam veículos de passageiros e particulares na zona de Muxúnguè, na província de Sofala.
Era o início de série de ataques armados que perduram até aos dias de hoje e que já mataram dezenas de pessoas, entre militares e civis.

Em resposta aos ataques dos homens da Renamo, o governo colocou colunas militares para garantir segurança na transitabilidade de viaturas, aumentou o número de militares na província de Sofala.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:59 0:00
Faça o Download

Na sequência, as tropas governamentais atacaram Satungira, a base central da Renamo e que vinha sendo a residência de Afonso Dhlakama, fazia um ano.
Desde então, o líder da Renamo, que escapou ileso aos ataques, nunca mais foi visto em público.

As cidades de Maputo, Matola e Beira, voltaram a assistir o recrudescer da onda de sequestros a pessoas consideradas economicamente dotadas.

Enquanto os raptores continuavam as suas acções, no campo judiciário assistiu-se aos primeiros julgamentos de elementos associados a estas acções, o que viria a resultar na condenação de pelo menos cinco pessoas a penas de prisão maior.

Acto Eleitoral acalmou mas não dissipou instabilidade

A 20 de Dezembro, o país acolhia as quartas eleições municipais. Dezenas de partidos políticos e grupos cívicos disputaram o poder em 53 autarquias, com a Frelimo e o MDM, o jovem partidos liderado por Daviz Mbepo Simango, a perfilarem como ao mais favoritos.

Os resultados confirmaram este prognóstico. O MDM fez, pela primeira vez, tremer o poderio da Frelimo a nível autárquico. Venceu na Beira, Quelimane e Nampula, posicionou-se em Maputo, Matola, e outros municípios estratégicos e cimentou as perspectivas como um partido a ter em conta nas eleições gerais do próximo ano.

Apesar das várias adversidades que se assistiram ao logo do ano, o Presidente da República, Armando Guebuza, no seu discurso sobre o Estado da Nação, avaliava a situação do país da seguinte maneira: "Apesar dos ataques armados da Renamo o pais continua firme rumo a prosperidade".

E assim caminha Moçambique para o fim de mais um ano. Uma paz por consolidar, a estabilidade por assegurar, o desenvolvimento por cimentar e a realização das eleições gerais são os desafios que transitam para 2014.
XS
SM
MD
LG