Links de Acesso

Moçambique enfrenta desafios para atrair mais investimento externo

  • Francisco Júnior

A aposta é preparar o país para mais investimentos.

Em Moçambique foram aprovados no ano passado 563 projectos de investimento nacional e estrangeiro no valor de cerca de 4,6 mil milhões de dólares americanos. Em 2014 foram aprovados 518 projectos, menos 45 que em 2013. Contudo, o valor total aprovado foi superior, ou seja, atingiu cerca de 7,5 mil milhões de dólares americanos.

Os países que mais investiram no ano passado foram Emirados Árabes Unidos, Maurícias, África do Sul, Portugal, China, Reino Unido, Macau, Brasil, Turquia, e Quénia.

A agência governamental responsável pela área, CPI, diz que o aumento do investimento, em 2014, justifica-se pela aprovação de muitos megaprojectos, sendo de destacar os da área da energia.

O Director-Geral do Centro de Promoção de Investimentos, Lourenço Sambo, afirma que, para este ano, a expectativa é alcançar investimentos na ordem dos 8 mil milhões de dólares americanos.

Nesses valores, explicou Lourenço Sambo, não estão incluídos os grandes projectos na área dos recursos naturais, como o petróleo e gás, aprovados directamente pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia. E segundo Sambo, um dos desafios, para os próximos tempos, é conseguir investimentos para a área da formação.

XS
SM
MD
LG