Links de Acesso

Moçambique e África do Sul chegam a acordo sobre trabalhadores agrícolas

  • Simião Pongoane

Joanesburgo, África do Sul.

Joanesburgo, África do Sul.

Documento será assinado em breve em Maputo.

A ministra moçambicana do Trabalho Vitória Diogo conseguiu garantias da assinatura de um memorando de entendimento com a África do Sul para protecção dos cerca de 12 mil trabalhadores moçambicanos no sector agrícola sul-africano.

Vitória Diogo manteve encontro de cerca de uma hora com a sua homologa sul-africana, Mildred Oliphant, mas o memorando de entendimento vai ser assinado em Maputo numa data a anunciar.

A ministra Sul-africana do Trabalho garantiu à sua homologa que todos os trabalhadores imigrantes legais ou ilegais estão protegidos pela lei, mas existem alguns aspectos que devem ser analisados, mesmo antes ou depois da assinatura do memorando de entendimento.

Recorde-se que um em cada três sul-africanos não tem emprego no sector formal da economia mais industrializada do continente africano, onde trabalham cerca de 45 mil moçambicanos nas minas e no sector agrícola.

Mildred Oliphant reconhece que África do Sul enfrenta enormes desafios de desemprego, mas não pode fechar as portas para trabalhadores imigrantes de outros países.

Segundo ele, para o Governo sul-africano," não há problemas porque os africanos devem partilhar a economia de todo o continente"

XS
SM
MD
LG