Links de Acesso

Governo moçambicano contrata empresa para negociar com credores

  • Ramos Miguel

Metical, moeda de Moçambique

Metical, moeda de Moçambique

Governo espera que o processo seja concluido em Dezembro.

O Governo de Moçambique contratou duas empresas internacionais para negociarem com os credores a reestruturação das dívidas ocultas e diz esperar que o processo seja concluído em Dezembro próximo.

O anúncio foi feito pelo ministro moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, afirmando que as negociações já estão em curso, com o envolvimento dessas empresas.

O Executivo moçambicano acredita que o processo negocial possa ser concluído em Dezembro, "de forma a que em Janeiro nós possamos fechar a decisão dos credores".

Há cerca de duas semanas, Adriano Maleiane deslocou-se à capital britânica, Londres, para saber qual é a estratégia para resolver a questão da dívida, que se tornou mais pesada no orçamento, fazendo com que o Estado não tenha capacidade financeira para a pagar.

O governante moçambicano afirmou que as duas empresas estão a discutir com os credores a melhor forma de resolver o problema, numa situação em que aqueles que emprestaram dinheiro a Moçambique não fiquem pejudicados e o Governo também não possa pagar sobre uma coisa que ainda não tem dinheiro suficiente para o fazer.

Economistas dizem, entretanto, que com a reestruturação da dívida, os juros poderão disparar, mas sublinham que se o processo for bem feito, pode beneficiar o próprio Estado moçambicano, porque poderá haver algum dinheiro para fazer face a despesas públicas essenciais.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG