Links de Acesso

Moçambique: Confrontos intensificam-se na Gorongosa


Porta-voz da Renamo disse que Afonso Dhlakama foi obrigado a deixar a sua base em Santungira devido à pressão militar governamental
Porta-voz da Renamo disse que Afonso Dhlakama foi obrigado a deixar a sua base em Santungira devido à pressão militar governamental

"A tomada da base do presidente Dhlakama, marca o fim da democracia multipartidária e é o ponto final aos entendimentos de Roma" diz a Renamo.

Em Moçambique a tensão continua a subir na região da Gorongosa com mais confrontos entre as forças governamentais e elementos da Renamo em Santungira junto ao quartel-general do líder do segundo maior partido moçambicano, Afonso Dhlakama.

De acordo com o porta-voz da renamo, Fernando Mazanga os confrontos intensificaram-se hoje obrigando Dhlakama a deslocar-se para outra área.

Segundo o porta-voz do antigo movimento rebelde, Fernando Mazanga, o seu líder Afonso Dhlakama, está sendo atacado e fugiu para parte incerta, por causa dos alegados ataques das tropas do governo.

Entretanto, o porta-voz do ministério da defsa moçambicano, Cristóvão Chume, confirmou que as forças governamentais tomaram de assalto a base da Renamo, salientando que " a operação foi em perseguição aos homens da Renamo que atacaram as forças de defesa e segurança".

Chume afirmou por outro lado que desconhecia a localizaçao actual de Dhlakama dizenda apenas que tanto ele como os seus homens se encontravam em fuga.

Para todos os efeitos, o ambiente na serra de Gorongosa é mesmo de guerra. Quase toda a comunicação social em Moçambique reporta nesta segunda-feira que o líder da Renamo está cada vez mais encurralado em Santungira.

O governo movimentou nos últimos dias carros blindados e muito material de guerra para Gorongosa, na província de Sofala. Jornalistas que se encontravamm na Beira para a cobertura da visita presidencial a Sofala disseram que a presença militar era muito forte.

O presidente Armando Guebuza iniciou hoje mesmo uma visita de trabalho à província de Sofala.
XS
SM
MD
LG