Links de Acesso

Moçambique e Angola melhoram no Índice de Prosperidade global


Um bom desempenho económico ajudou Moçambique a subir um lugar no Índice de Prosperidade global para 120º entre 142 países, apesar de retrocessos na maioria dos outros indicadores, como governação, educação, saúde ou liberdade pessoal.

Segundo o Índice de Prosperidade global divulgado Legatum Institute, que compara os níveis de riqueza e bem-estar, cobrindo 96% da população e 99% do Produto Interno Bruto mundial, Moçambique subiu dez lugares para 96º no sub-índice de Economia graças ao crescimento registado em 2013, à redução da inflação, à maior confiança no mercado de trabalho e maior satisfação com a qualidade de vida.

Angola, por seu lado, subiu uma posição no Índice de Prosperidade Global para 132.º entre 142 países, reflectindo progressos na economia, governação, segurança e liberdade pessoal, mas quebras em capital social, educação e saúde. O país subiu nove lugares para 106.º no sub-índice de Economia graças à melhoria de vários indicadores em 2013, nomeadamente a descida da inflação e da taxa de desemprego, mas os angolanos manifestaram mais queixas nas questões subjetcivas, como um pior acesso a comida e abrigo e menos confiança na disponibilidade de emprego.

Entre os demais países de língua portuguesa analisados, Portugal caiu para o grupo dos 10 países europeus com pior classificação na área da Educação, mas manteve em 2013 o 27º lugar no Índice Global de Prosperidade que avalia 142 países.

O Brasil, que ocupa a 32a. posição, está entre os países com grandes progressos, juntamente com México (27º), Chile (30º), Panamá (31º), Nicarágua (56º) e República Dominicana (76º).

XS
SM
MD
LG