Links de Acesso

Moçambique: Governo responde perante o Parlamento

  • William Mapote

As calamidades cíclicas em Moçambique serão tema de debate no Parlamento. (AP Photo/Theirry Delvigne-Jean UNICEF)

As calamidades cíclicas em Moçambique serão tema de debate no Parlamento. (AP Photo/Theirry Delvigne-Jean UNICEF)

O executivo cumpre o ritual das perguntas e respostas perante a Casa do Povo

O governo moçambicano vai, esta quarta-feira, ao Parlamento para prestar esclarecimentos aos deputados sobre alguns planos de resposta aos problemas que afectam parte da população do país.

Durante os dois dias que vai durar a sessão de esclarecimentos, a Frelimo e a Renamo, principal partido da oposição, elegeram a questão das calamidades cíclicas que anualmente provocam destruição e luto, como questões de fundo das suas inquietações.

A Renamo considera incompreensível que,anualmente, se gastem recursos financeiros com planos de emergência para as populações das mesmas zonas que ja sao conhecidas como propensas a inundações.

Por sua vez, o MDM quer do governo informações sobre o ponto de situação do conflito que opõe a mineradora brasileira Vale e as comunidades reassentadas na localidade de Cateme,na Província de Tete, após terem sido retiradas das antigas zonas, por força do desenvolvimento da mina de carvão em Moatize.

Refira-se que, há cerca de dois meses, cerca de 500 residentes de Cateme paralisaram, durante um dia, a circulação do comboio que transporta carvão da mina de Moatize para o Porto da Beira, protestando contra a precariedade das condições de vida na nova zona.

XS
SM
MD
LG