Links de Acesso

Moçambicanos nos Estados Unidos e Canadá pedem criação de circulo eleitoral


Mozambican passport
Mozambican passport

Filipe Nyusi, que participa pela primeira vez na Assembleia Geral das Nações Unidas promete respostas.

Os moçambicanos residentes nos Estados Unidos e no sCanadá pediram sábado, 28, em Nova Iorque, ao Presidente Filipe Nyusi a emissão de bilhetes de identidade e passaportes biométricos e a criação de um circulo eleitoral das Américas com direito a voto.

“Gostaria de solicitar que se criem condições de envio de uma brigada móvel dos Serviços de Identificação Civil e de Migração para a emissão de bilhetes de identidade e passaportes,” disse Olávio Langa, responsável da Associação da Comunidade Moçambicana nos Estados Unidos e Canadá.

Langa disse que é também preocupação da “comunidade” a supressão de vistos para os filhos menores de moçambicanos, facilidades na importação de bens no regresso ao país e a análise da questão da dupla nacionalidade.

Nyusi disse que acolhia as preocupações e prometeu análise para cada uma delas. Ele adiantou que logo que possível serão criadas condições para enviar uma brigada móvel para a emissão de bilhetes de identidade e passaportes. Quanto à criação de um círculo eleitoral disse que a questão carece de uma análise que deverá toma em conta o número de residentes e sua elegibilidade.

“Diálogo sem confiança não resulta…é passatempo”

Na ocasião, Nyusi, numa alusão indirecta à situação politica do país, repetiu que as últimas eleições foram declaradas justas e transparentes por observadores nacionais e internacionais, e o seu partido Frelimo foi escolhido pela maioria.

“Moçambique tem um inimigo só – não é aquele que alguns pensam – o inimigo é a pobreza (…) politicamente o país está estável, apesar de focos de ameaça que quase violentam o desenvolvimento económico algumas ameaças que quase violentam o desenvolvimento económico,” disse Nyusi.

Sem fazer referência à Renamo, Nyusi disse que o seu governo está aberto ao diálogo entre moçambicanos. Ele sublinhou que “temos que criar mais confiança, porque se o diálogo existir sem confiança entre as pessoas não resulta…é passatempo (…) esperamos a todo o momento ultrapassar este episódio.”

Presidente Filipe Nyusi e Secretário-Geral da ONU, Ban KI-moon, em Nova Iorque
Presidente Filipe Nyusi e Secretário-Geral da ONU, Ban KI-moon, em Nova Iorque

​Nyusi disse aos membros da comunidade moçambicana que esses foram os pontos que apresentou numa discussão sobre a paz no mundo, integrada nos trabalhos da Assembleia Geral das Nações, na qual participa pela primeira vez.

Comunidade moçambicana recolhe material escolar

Além de reclamações, a comunidade moçambicana anunciou que até o final do ano fará a entrega de material escolar orçado em pouco mais de 2,500 dólares americanos, resultado da contribuição dos membros.

“Nós queremos fazer parte do desenvolvimento de Moçambique,” disse Langa, que a seguir pediu o apoio de Nyusi na flexibilização da isenção alfandegária, o que foi acolhido.

Langa disse à VOA que o material será entregue este ano à escolas de comunidades do sul, centro e norte do país, o que considera demonstração de que os que vivem na América estão preocupados com compatriotas de todos os cantos do país.

XS
SM
MD
LG