Links de Acesso

Moçambicanos na África do Sul "fogem" ao recenseamento militar


Governo quer recensear 175 mil jovens este ano
Governo quer recensear 175 mil jovens este ano

Alegam falta de informação e medo da tensão militar no país

O Governo de Moçambique pretende recensear este ano 175 mil jovens no país para as Forças Armadas, mas também na diáspora, embora não tenha divulgado o universo a atingir.

A África do Sul acolhe a maior comunidade moçambicana no estrangeiro e a maior parte dos emigrantes é composta por jovens em idade militar.

Apesar dos apelos, como justifica Mário Langa, dizem desconhecer a chamada e revelam medo de irem para a tropa em tempos de tensão político-militar.

Os consulados esclarecem, entretanto, que os jovens emigrantes têm o direito de solicitar o adiamento por estarem fora do país, mas depois de fazerem o recenseamento militar.

Sem cartão de recenseamento militar, os jovens não podem obter nenhum documento para emprego nas instituições do Estado ou mesmo a carta de condução em Moçambique.

Os consulados dizem que a mobilização dos jovens emigrantes para o recenseamento militar na África do Sul é tarefa dos líderes das comunidades, mas alegam falta de informação, como disse António Pinto, um líder comunitário.

Entretanto, avisos estão colados nas vitrinas dos consulados.

XS
SM
MD
LG