Links de Acesso

Moçambique: Convocada manifestação contra mais regalias para os políticos

  • William Mapote

Presidente Armando Guebuza

Presidente Armando Guebuza

O líder de uma bancada parlamentar da Assembleia da República tem rendimentos 50 vezes superiores aos de um trabalhador da base.

Organizações nacionais da sociedade civil convocaram para a próxima sexta-feira, uma marcha em todas as províncias do país, para protestar contra a lei recentemente aprovada que aprova regalias milionárias para o Chefe de Estado e deputados, depois de concluídos os respectivos mandatos.

A sociedade civil entende que as referidas leis são injustas, abusivas e anti-éticas.


A ideia por detrás da marcha é chamar à consciência do Presidente da República, para vetar a proposta.

Pelas contas feitas pelas organizações da sociedade civil, o líder de uma bancada parlamentar da Assembleia da República tem rendimentos 50 vezes superiores aos de um trabalhador da base.

Enquanto isso, o salário de um deputado é suficiente para pagar 23 trabalhadores com salários mínimos no sector da agricultura. Estas constituem razões suficientes, diz a sociedade civil, para levar o presidente a vetar estas leis.

O porta-voz da Assembleia da República, Mateus Kathupa, mostra-se contra a marcha e diz que a sociedade civil deve mostrar a sua indignação em instituições legais existentes no país.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG