Links de Acesso

Moçambique: Frelimo ainda sem candidados à liderança do partido


Moçambique Eleições 2014: Campanha de Filipe Nyusi
Moçambique Eleições 2014: Campanha de Filipe Nyusi

Porta-voz do partido admitiu que o perfil e o processo de escolha do próximo líder da Frelimo estão a ser tratados de forma aberta

A reunião do Comité Central da Frelimo, partido no poder em Moçambique, entrou neste sábaod, 6, no seu segundo e último dia, sem que, até o fim da manhã, nenhum militante tenha apresentado a sua candidatura à liderança do partido.

A informação foi avançada pela porta-voz do partido.

“O Comité Central não fez análise de supostos candidatos”, disse Ludmila Maguni em declarações à televisão pública TVM.

A porta-voz acrescentou que nenhum dos nomes citados à sucessão de Filipe Nyusi na presidência do partido se manifestou na reunião.

Maguni indicou, no entanto, que o perfil e o processo de escolha do próximo líder da Frelimo e candidato do partido à Presidência da República nas eleições geral de 9 de outubro, estão a ser tratados de forma aberta.

“O assunto da sucessão tem sido trazido várias vezes, porque as eleições fazem parte da vida política do partido”, concluiu Ludmila Maguni, sem avançar mais detalhes.

Até agora, nas redes sociais, apenas Samora Machel Júnior, filho do primeiro Presidente da República, manifestou a sua intenção de concorrer à liderança do partido.

Na abertura da reunião, na Matola, na sexta-feira, 5, o próprio presidente da Frelimo e do país admitiu que o debate do "processo de escolha" do candidato à presidência "é prioridade" e apelou a discussões "sem receios, nem reservas".

"Ao discutirmos a diretiva sobre a eleição de candidatos a deputados da Assembleia da República e a membros das assembleias provinciais será uma importante oportunidade para avaliarmos o funcionamento dos gabinetes eleitorais a diferentes níveis, incluindo o processo de escolha do candidato da Frelimo para as eleições de 9 de outubro, como prioridade", afirmou Filipe Nyusi.

Antes do início da reunião, o antigo Presidente Armando Guebuza disse aos jornalistas acreditar que em dois dias o partido terá ideias mais claras sobre a sucessão da presidência da República. “Agora, só podemos especular”, acrescentou Guebuza, ter preferências”. Contudo, não avançou qualquer nome.

A reunião do Comité Central da Frelimo termina hoje e no final deve ser emitida uma declaração.

Fórum

XS
SM
MD
LG