Links de Acesso

Missão da ONU na Guiné-Bissau renovada por mais um ano

  • Redacção VOA

Ban Ki-moon

Ban Ki-moon

Conselho de Segurança pede aos líderes políticos a garantirem a estabilidade do país.

O Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas renovou nesta sexta-feira, 26, por mais um ano o mandato da missão da organização na Guiné-Bissau (Uniogbis), reafirmando assim o seu compromisso com o país.

Na resolução, o CS expressou o seu total apoio ao representante especial do secretário-geral na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, e apresentou uma lista com prioridades para a Uniogbis, a começar pelo diálogo político inclusivo e o processo de reconciliação nacional.

O CS recomenda também a reforma da segurança e o desenvolvimento de sistemas de justiça civil e militar à luz dos padrões internacionais.

As Nações Unidas reiteraram o seu engajamento no apoio à implementação de um sistema de justiça criminal e penitenciário, capaz de combater a impunidade, ao mesmo tempo em que promova o respeito aos direitos humanos e realçam a importância de combater o tráfico de drogas.

O CS apelaram ao Presidente, ao primeiro-ministro, ao chefe do Parlamento e outros líderes políticos para cumprirem seus compromissos e levar estabilidade política à Guiné-Bissau, como é de interesse da população.

XS
SM
MD
LG